12 de fevereiro de 2011

I Café Literário do Método DeRose em Santa Catarina

Hoje vivenciamos um momento histórico! O primeiro encontro da Academia Catarinense de Letras do Método DeRose. Um projeto que está nascendo de um grupo de escritores e amantes da literatura, para discutir os caminhos da produção literária, as dificuldades e experiências de cada um.

Chamamos esse primeiro encontro de I Café Literário, pois nos reunimos também para apreciar um bom café, comidinhas deliciosas e, claro, um papo muito divertido. E o resultado foi fantástico! Saímos ainda mais motivados para ler e escrever, pesquisar, estudar, aprender cada vez mais sobre essa extraordinária língua portuguesa. E o resultado disso será degustado por todos os apreciadores da Nossa Cultura.

-----------------

Há quem prefira escrever um livro inteiro de uma só vez, isolando-se durante semanas sem ser incomodado. Outros escrevem um pouco por dia, com disciplina espartana, e conseguem concluir seus projetos dentro do prazo a que se propõem. E há a grande maioria, que escreve um pouco de cada e acaba não concluindo livro algum, pois lhes falta aquilo que chamamos de “acabativa”, um neologismo criado por Stephen Kanitz que designa a capacidade de efetivamente finalizar aquilo que se começa com tão louvável iniciativa.

Qualquer que venha a ser o seu estilo, seja disciplinado, escreva, estabeleça seus próprios prazos e cobre de si os resultados. Ou, se preferir, peça ajuda a um life style coach, alguém que lhe conduza pelos caminhos de uma filosofia saudável e dinâmica de vida, com mais disciplina, lucidez, auto-observação, aprimoramento pessoal constante e autoconhecimento.

Para escrever bem, leia muito. Se você não gosta de ler, não vai gostar de escrever. Pode até gostar, mas sentirá tanta dificuldade que não irá muito longe. E quanto mais conteúdo tiver, mais vastos e profundos serão os seus textos, maior amplitude de vocabulário você utilizará, evitando repetições de termos, e mais variedade de estruturação frasal obterá, fazendo com que seus textos sejam leves, fluidos e prazerosos ao leitor.

A leitura deve ser um passeio com os olhos e a mente pelas folhas, produzindo no leitor uma sensação similar à que se alcança quando se assiste a um filme, de certa forma passivo ao andamento do texto que se lhe apresenta, assimilando aquela quantidade imensa de informações, mas definitivamente participante do enredo, compartilhando percepções, ideias, insights, desejos, emoções, conhecimento.

Evidentemente o objetivo aqui é estimular a boa leitura, em especial da literatura reconhecida, que nos traz sabedoria, estilo, vocabulário, imaginação e prazer. O estudo de livros técnicos, conforme seja sua área de trabalho, demanda uma ressalva especial: não leia todos os livros que existem por aí, apenas por conterem tema correlato ao de seu interesse. Como diz DeRose, "resista heroicamente à tentação de ler qualquer coisa, só por tratar-se de alguma matéria supostamente semelhante. É melhor reler várias vezes um bom livro técnico a ler vários livros novos contraindicados".

Lembre-se que antes de se ter algum tipo de relação profissional com livros, não se descobre quão ruim é a maioria deles (George Orwell).


(Adaptado do livro Mãos à Obra - um guia prático para publicação de livros, de Rodrigo De Bona)

3 comentários:

  1. Belo texto Rô! Você é um grande exemplo de pessoa que consegue ter a acabativa! Vi as fotos do café literário e bateu uma saudade desta turma incrível! Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Sari.
    Vocês também são grandes exemplos de realização para todos nós!
    Um beijo grande.
    Rô.

    ResponderExcluir
  3. Que ideia! Academia Catarinense de Letras do Método DeRose!
    Por favor, enviem todas as ideias e informações!
    Beijos com carinho,
    Juliane Dias.

    ResponderExcluir

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.