27 de junho de 2011

Pró-atividade - virtude nata ou hábito a desenvolver?

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Ed. Best Seller) é um livro que faz sucesso em todo mundo por estimular a quebra de paradigmas e mudar a forma que encaramos os objetivos e desafios que a vida nos propõe.

Stephen Covey baseou seus fundamentos para o sucesso na Ética do Caráter – atributos como integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam. A Ética da Personalidade – crescimento da personalidade, treinamento em práticas de comunicação e educação na área de influências estratégicas e pensamento positivo – é secundário para a Ética do Caráter. O que somos transmite muito mais eloquentemente do que o que dizemos ou fazemos.

Um paradigma é a maneira como percebemos, compreendemos e interpretamos o mundo à nossa volta. É uma maneira diferente de olhar as pessoas e as coisas. Para sermos eficazes e aprimorarmos nossas habilidades necessitamos fazer uma mudança de paradigmas. A maioria das descobertas científicas é resultado de quebras de paradigmas, tais como quando Copérnico considerou o Sol como o centro do universo e não a Terra. Quebras de paradigmas são mudanças quantificáveis, mesmo que lentas, e podem ser deliberadas ou instantâneas, conscientes ou inconscientes.

Um hábito é a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o que fazer e porque fazer, a habilidade é o como fazer; e o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito em nossas vidas, precisamos reunir estes três elementos.

Os sete hábitos discutidos na obra tratam precisamente deste novo nível de pensamento, de uma abordagem “que vem de dentro para fora” e se volta para a eficácia pessoal e interpessoal. São uma abordagem altamente integrada que passa da dependência (você cuida de mim) para a independência (eu cuido de mim mesmo) e para a interdependência (podemos cuidar um do outro, e fazer algo melhor juntos).

HÁBITO 1: SEJA PRÓ-ATIVO

Para mim, este é não só o primeiro, mas o mais importante hábito para alcançar os resultados que almejamos. Ser pró-ativo implica ser responsável por sua vida e pelo mundo que o cerca – a capacidade de escolher uma resposta consciente a determinada situação. E a consequência disso significa influenciar direta e ativamente no meio em que se vive. Agir, em vez de esperar a ação do outro.

O comportamento pró-ativo é um produto de sua escolha consciente baseada em valores e não resultado de um comportamento reativo, baseado em sentimentos. As pessoas reativas deixam circunstâncias, condições, ou o ambiente mostrarem a elas como responder. Pessoas pró-ativas deixam seus valores selecionados, internalizados e cuidadosamente pensados dizer como responder.

Não é o que nos acontece, mas nossa resposta instantânea, nosso primeiro impulso, que diferencia estes dois comportamentos, como condicionamentos arraigados, tendências subconscientes que vêm à tona sempre que somos estimulados a agir ou reagir em determinada situação. A linguagem que utilizamos é um indicador real de nosso comportamento. Alguns exemplos comparativos estão na tabela abaixo:
É impressionante como esses conceitos já estão arraigados há 50 anos na estrutura do Método DeRose, a proposta de life style coaching que vem sendo amplamente adotada no Brasil, Américas e Europa. Mude o mundo, comece por você é uma das frases que muito bem define esse estilo de vida, este modo de comportar-se, ver o mundo e nele influenciar.

Assim, compreender a proatividade como um hábito - algo que podemos interferir, mudar, aprimorar - e não simplesmente como uma virtude ou habilidade nata, faz toda a diferença para o sucesso.

.

2 comentários:

  1. Grande De Bona,

    não conhecia o seu blog, mas vou começar a acompanhá-lo.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei Rô! Pró-atividade é essencial para aquele com qualquer meta a cumprir, principalmente as metas pessoais. Profissionais autônomos e empresários só são bem sucedidos com esse ingrediente fundamental. Ainda não sou empresária, mas é o meu sonho e espero continuar sendo bastante testada e melhorada! Beijos da Austrália

    ResponderExcluir

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.