28 de julho de 2014

O limite de interesse da visão

É claro que a elite branca (na qual obviamente me incluo), politicamente culta mas socialmente ignorante, não está satisfeita com o governo nem com as cotas, que tiram dos filhos ricos a moleza da universidade gratuita depois do colégio particular e do cursinho. 

Mas se conseguíssemos olhar um pouco mais além dos nossos umbigos, da alta carga tributária sobre nossas empresas particulares (de todos os tamanhos) ou sobre nossos salários de classe média, veríamos que, bem lá longe, afastados do nosso mundinho mágico de crédito, consumo e muita reclamação, estão aqueles para quem receber 70 míseros reais a mais por mês faz toda a diferença.

Você também acha que programas públicos de redistribuição de renda e universalização da educação são apenas objetos de manipulação política? E são mesmo! Manipulação de longo prazo, para empoderar o cidadão a participar e estudar mais, e quem sabe um dia assumir a responsabilidade sobre sua própria vida e seu próprio País.

O IDH do Brasil em 2013 subiu 36,4% em relação a 1980. Naquele ano, a expectativa de vida era de 62,7 anos, hoje é de quase 74 anos. Tínhamos 2,6 anos de escolaridade média, hoje temos 7,2 de média de estudo, Em 1997, apenas 2,2% de negros e mestiços (18 a 24 anos) frequentavam universidades. Em 2012, eram 11%. "O Brasil é um dos países que mais evoluíram no desenvolvimento humano nos últimos 30 anos", disse o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek. Ele destacou que as mudanças são estruturais e têm ocorrido em todos os governos."


Até porque o Bolsa Família não é desse governo. Então qual a diferença agora? Priorização dos Programas Sociais: para receber o BF tem de manter as crianças na escola e fazer cursos de qualificação. Mas ainda há quem diga que os beneficiários do BF ficam preguiçosos e não querem trabalhar (!), que se acostumam a depender do Estado. Queríamos o que, se dependem da bondade do rei há 500 anos!

Hipocrisia! Se lhe oferecessem seu salário integral podendo ficar em casa, você mesmo assim iria trabalhar? Por quanto tempo? E se além disso morasse no quinto dos infernos, tivesse de pegar 2 ônibus, um metrô absurdo e levar 2h para ir e outras 2h para voltar do trabalho? Pobres coitados quase moribundos transitam aos milhares pelas metrópoles tentando ganhar algum trocado, enquanto nós gastamos 70 reais em um almoço e ainda reclamamos que outros recebem essa merreca por mês "mesmo sem fazer nada". Malandros somos nozes...

Há muito de podre em nosso reinado atual, mas admitamos (se conseguirmos ver tão longe) que a periferia nunca esteve tão feliz.
Estão iludidos? Claro! Tanto quanto quem não os consegue ver, preocupados com as contas da TV a cabo e a prestação do carro novo.

Se for mudar, que seja pra melhor, afinal, a única realidade que realmente existe é o agora... agora... agora... agora... agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.