7 de abril de 2012

Coaching financeiro: alta performance para a liberdade

Quando falamos em educação financeira, devemos ampliar esse conceito até a educação econômica, patrimonial e tributária. E para atingir alta performance e resultados rápidos nessas áreas da vida pessoal/ profissional, o ideal é fazer um coaching financeiro, um profissional com experiência e histórico de sucesso.

É pelo domínio do conjunto de conceitos e das técnicas e ferramentas disponiveis, que o coach pode proporcionar essa alta performance financeira, alargando as possibilidades de aumento do patrimônio e renda, em busca da tão sonhada independência.

No livro Independência Financeira entendemos que o conceito de riqueza está associado a quanto tempo você conseguiria viver se parasse de trabalhar hoje. Isso dependende diretamente do quanto você tenha conseguido acumular ativos e renda. Segundo DeRose, “não é o quanto se ganha, mas o como se gasta que predispõe à riqueza.”

Dinheiro é a energia que move o mundo humano em nossa sociedade atual. Podemos negar isso e viver à margem do sistema, ou aceitar essa lei da natureza humana e usar o sistema a nosso favor. Como toda energia, esta também está sujeita às leis do karma e pode ser manipulada, proporcionalmente ao quanto se as domine.

Adquirir educação financeira significa encontrar a prosperidade, liberdade, felicidade, expansão da consciência, da cultura e do conhecimento. Representa a conquista do merecido conforto, segurança, estabilidade, qualidade de vida e até autoconhecimento!

Mas para que serve o dinheiro? Por que ganhar mais? É melhor acumular para o futuro ou viver o presente? "A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade.” (T. Harv Eker, Os segredos da mente milionária)

É preciso aplicar os conceitos e usufruir das técnicas adequadas na busca de objetivos e metas de vida muito claras. Ter uma missão, fazer algo relevante, influenciar o mundo e participar da história. O dinheiro proporciona essa liberdade. Ou, ao contrario, pode escravizar, se for visto como um fim em si mesmo.

Lembremo-nos da 6a. característica do Nosso Método, a seriedade superlativa: "em se tratando de dinheiro, lembre-se de que é preferível perder o nobre metal do que perder um amigo, ou perder o bom nome, ou perder a classe.” (DeRose, Tratado)

Como diz minha amada Lucila, há de se ter coerência entre o que se faz diariamente e aquilo que se almeja. E mais uma vez citando nosso Mestre, "de pouco adianta apenas visualizarmos cores ou mentalizarmos circunstâncias positivas se não pusermos mãos à obra. Seria muito semelhante àquelas pessoas que ficam só rezando para que a vida melhore, para que o dinheiro entre, para passar nas provas da faculdade, mas sem fazer por onde – esperando ganhar dinheiro sem trabalhar, ou ser aprovado nos exames sem estudar. Por exemplo, no pújá ao Mestre, como parte objetiva do pújá, é necessário realizar ações efetivas e concretas em prol da obra e da pessoa do Mestre.”

Enfim, busque um mentor financeiro, liberte-se e seja feliz!
O quanto mais cedo começamos, mais cedo podemos usufruir.