2 de março de 2011

Todo ponto de vista é a vista de um ponto


Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.

Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.

..........................................................................................................................

Convidamos você a fazer-se, junto com as forças diretivas do universo, co-criador/co-criadora do mundo criado e por criar.

Leonardo Boff
.

2 comentários:

  1. Hum... por isso comumente caímos no ilusão do senso comum ou bom senso: achamos que o que pensamos e sentimos é óbvio... mas é só mais um dárshana

    Escrevi há pouco sobre a falácia do óbvio no blog: http://romulojusta.blogspot.com/2011/03/nada-esta-subentendido.html

    E viva a intertextualidade!

    Abraços, amigo

    ResponderExcluir
  2. Sintonia total...
    E muitas vezes um darshana não é nada mais do que apenas maya, pra confundir e esculhambar tudo de vez, hehe.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.