28 de julho de 2011

Finalmente saiu a convocação de uma Etapa Local em SC da 1ª CONSOCIAL!

www.cgu.gov.br/consocial

...
O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO,
COM DIREITO A VOZ E VOTO!
...

A Associação AMFRI, representando 11 municípios da região de Itajaí e Balneário Camboriú, convocaram a primeira Etapa Regional do Estado.
A 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da região da AMFRI O evento ocorrerá no dia 25/8/2011, em Itajaí, incluindo todos os 11 municípios associados:
· Balneário Camboriú
· Balneário Piçarras
· Bombinhas
· Camboriú
· Ilhota
· Itajaí
· Itapema
· Luiz Alves
· Navegantes
· Penha
· Porto Belo

A coordenação da Etapa será da própria AMFRI, mas necessita da participação e colaboração direta dos demais municípios da região e de outros órgãos públicos, mas especialmente da sociedade civil, que deve participar!

A Conferência Regional da AMFRI/SC encaminhará propostas e elegerá delegados para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social de Santa Catarina, a realizar-se nos dias 14 a 16 de março de 2012, na cidade de Florianópolis. Esta por sua vez é uma fase preparatória para a Etapa Nacional, em Brasília, em maio de 2012.

Além da AMFRI, das demais 20 Associações de Municípios de Santa Catarina, outras 14 já estão providenciando Conferências Regionais/Intermunicipais, as quais, em sua maioria, devem ser convocadas até o início de agosto, totalizando mais de 200 municípios catarinenses participantes.

Um comentário:

  1. Rodrigo, acho essa campanha da CGU fenomenal. O estado da Paraíba está também inscrito, mas parece que os municípios ainda não a fizeram adesão... o que é uma pena, por toda a sociedade. A Controladoria Geral do nosso estado disponibiliza uma ferramenta de acompanhamento dos gastos públicos que possibilita consultar a receita prevista e a arrecadada e a despesa de acordo com a unidade orçamentária, função, subfunção, programa, ação, natureza da despesa, elemento de despesa, etc. Com isso posto em termos de períodos de tempo, qualquer cidadão bem informado pode acompanhar a evolução da arrecadação e da sua aplicação. Pode, também, elaborar quadros de medição de desempenho! Não é mesmo fantástico? que cada vez mais haja meios de aproximação entre as pessoas e o Estado! Aí, eu imagino, conseguindo extrair dados como esses de outras Unidades da Federação, seria possível gerar informações úteis ao processo de tomada de decisões para os próprios gestores, comparativamente com o desempenho das demais Unidades, considerando naturalmente a ambiência regional, e consolidar o desempenho nacional das contas públicas... Tudo isso feito pelos próprios cidadãos é uma conquista que deve ser reconhecida aos méritos das ações sobre transparência governamental e a 1a. CONSOCIAL desponta como uma iniciativa que tende a ser a maior do país nesse contexto.

    ResponderExcluir

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.