19 de janeiro de 2011

Mãos à obra

Os livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.
(Mario Quintana)


Um guia prático para publicação de livros

A partir da metade do século XX, um importante educador chamado DeRose trouxe à luz uma nova forma de pensar, agir, comportar-se e relacionar-se. Essa cultura nos estimula a interferir ativamente na sociedade em que vivemos. A máxima mude o mundo, comece por você resume o comportamento de quem adota esse sistema como estilo de vida. E escrever livros é uma maneira grandiosa de influenciar a humanidade.
Nesta era moderna, globalizada e internetizada em que vivemos, muitos de nós já temos nossos próprios blogs. Porém, quantas pessoas você conhece que já publicaram algum livro? Além disso, hoje, para progredir na carreira acadêmica ou em qualquer profissão, é preciso escrever e publicar suas ideias, suas pesquisas, suas descobertas, suas contribuições culturais à humanidade. Publish or perish! Esta é a grande equação do século XXI.
Terceiro livro do Professor Rodrigo De Bona, o Guia Prático para Publicação de Livros orienta o leitor no caminho rumo à edição de suas obras. Para tanto, detalha todas as etapas de criação, desenvolvimento, produção, revisões, supervisão e finalização, adotadas há décadas pelos profissionais que ensinam o Método DeRose, instituição que já publicou mais de 50 títulos no período 2000-2010.

Etapas da produção literária
A criação de um livro é tarefa complexa, porém viável a qualquer pessoa disciplinada, cuidadosa e estudiosa, que queira dedicar-se algumas horas por semana a um projeto grandioso, permitindo-se estabelecer metas de vida mais ousadas. As principais etapas do desenvolvimento de uma obra literária são:
1.      Seleção do tema, pesquisa, desenvolvimento e criação do texto;
2.      Diagramação do texto;
3.      Seleção de fotos, figuras e tabelas;
4.      Diagramação do livro;
5.      Revisões de português básicas;
6.      Revisões técnicas ou conceituais;
7.      Revisões de português avançadas;
8.      Revisões finais e supervisão;
9.      Criação, produção, revisão e aprovação da capa;
10.  Registro na Biblioteca Nacional;
11.  Seleção da gráfica e orçamentação;
12.  Finalização dos Arquivos e impressão;
13.  Distribuição e comercialização;
14.  Planejamento e viabilidade financeira;
As fases expostas no livro aplicam-se também, em sua maioria, a todos os estudantes que necessitam elaborar suas teses acadêmicas, monografias e trabalhos de conclusão, em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou similares.
Este não é, portanto, um guia sobre como escrever, mas sim sobre como publicar o que se escreve. Espero sinceramente que, a partir desta leitura, você fique muito motivado a exercitar a escrita e publique várias obras importantes.

O que é um livro
O termo livro provém do latim liber, libris, no sentido de o objeto sobre o qual se escreve, originário do tempo em que a escrita se dava no papiro, uma espécie de casca liberada, livrada (libere, livre) do restante da planta. O mesmo vocábulo liber deu origem ao termo em português livre, que designa o que tem a faculdade de agir ou não agir, o que não está sujeito ao domínio de outrem, que não tem limites; imenso, infinito, independente.
Por definição, o livro é uma publicação unitária, não-periódica, em volume transportável, composto por, no mínimo, 49 páginas (excluídas as capas) de texto e imagens, impresso e encadernado geralmente na forma de brochura (costurado em cadernos a fio têxtil ou metálico), coberto com capa de papel de espessura variada. Em ciência da informação, um livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação, como jornais, revistas, periódicos, teses etc.
Algumas obras foram tão importantes em seu tempo que marcaram época, afetaram inegavelmente nossa História e a formação do pensamento humano. Este Guia Prático o conduzirá passo a passo no caminho para a publicação de seus livros, permitindo-lhe interferir positivamente na sociedade, deixando sua marca para a posteridade.

Sobre o Autor
Prof. Rodrigo De Bona é discípulo do Educador DeRose, Vice Presidente da Federação do Método DeRose de Santa Catarina e Presidente da Associação dos Profissionais do Método no Kobrasol.
Professor há 10 anos, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), UniCruz/RS (2001), Universidade Anhembi-Morumbi/SP (2002), Faculdade Estácio de Sá/SC (2002, 2003, 2004 e 2005), Universidad Tecnológica Nacional (Argentina - 2004) e Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis/SC - CESUSC (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).
Autor dos livros A Parábola do Croissant e Quadros Sinóticos do Yôga Antigo, recebeu o prêmio Leão de Ouro na categoria Publicação de Livros, no Encontro Internacional de Instrutores do Método DeRose realizado em Curitiba em 2009.


2 comentários:

  1. Leandro Luís Rodrigues20 de janeiro de 2011 às 10:14

    Rô fazendo proganda dele mesmo hehehe! Adorei!
    E é divulgando que se vende idéias, não é?

    ResponderExcluir
  2. É o meu amor e sua gana em aprender e ensinar all the time.
    Love

    ResponderExcluir

Seu comentário aguarda moderação e será publicado em breve.